Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


VEGETAIS RICOS EM PROTEÍNAS

Embora os alimentos de origem animal sejam conhecidos pelo seu alto teor de proteínas, alguns vegetais também são capazes de oferecer esse nutriente para o nosso organismo. Cada vez mais pessoas têm optado por reduzir o consumo de proteína de origem animal (carnes, leites, ovos) por motivos de saúde ou de princípios pessoais. Para garantir que a retirada desses produtos da alimentação não resulte em uma queda indesejada da ingestão de proteínas em suas refeições, é importante garantir no seu cardápio algumas fontes de proteína vegetal para fazer a substituição necessária. Vamos conhecer algumas fontes de proteína vegetal que você pode consumir no dia a dia?

ERVILHA: A proteína encontrada na ervilha é uma excelente opção para atletas veganos ou simplesmente por quem não consome carne e está em busca de uma vida mais saudável, já que é rapidamente absorvida pelo organismo e rica em ferro, zinco e aminoácidos que contribuem para a construção da massa muscular.

QUINOA: Além de ser uma fonte de proteína completa, sua principal característica é seu alto valor biológico, já que este grão é um alimento com alta concentração de aminoácidos que são essenciais para a saúde do organismo. Este vegetal é rico em fibras, possuindo também uma série de outros nutrientes importantes para quem busca uma dieta saudável e equilibrada, como ferro, magnésio e manganês.

CHIA: Possui alto teor de fibras, sendo uma fonte de proteína completa, rica em ômega-3, vitamina A, ferro e zinco.

SOJA: Esta leguminosa é uma das fontes mais importantes de proteína vegetal do mundo. Em 100g desse alimento é possível encontrar mais de 30g de proteínas. Além disso, o grão é rico em isoflavona, substância que ameniza os efeitos da menopausa e ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim, o LDL e a preservar o HDL, também chamado de colesterol bom.

FEIJÃO: É provavelmente a fonte de proteína vegetal mais popular e consumida no Brasil, já que faz parte do nosso dia-a-dia. Todos os tipos de feijão contam com boa concentração de proteínas em sua composição. O feijão de corda, por sua vez, é o considerado mais proteico, chegando a quase 9g de proteína em 100g de alimentos.

GRÃO DE BICO: Esta leguminosa é da mesma família do feijão e da soja, contendo um alto valor de proteínas vegetais. Em 100g é possível encontrar cerca de 8g de proteínas nesse alimento que é versátil e fácil de usar em várias receitas.

LENTILHA: Muito consumida no Brasil em substituição ao feijão e também na culinária árabe. Em 100g desse alimento é possível encontrar aproximadamente 9g de proteína vegetal.

AVEIA: É uma importante fonte de carboidratos e fibras alimentares da nossa dieta diária, porém, esse cereal é também riquíssimo em proteínas de origem vegetal. São pelo menos 14g de proteína em 100g de um alimento extremamente versátil e saudável.



Pollyana Rigueiro Messa

CRN 5084