Novidades

Fique ligado com as novidades que acontece no Beal.


UMA VIAGEM PELA ITÁLIA E SEUS VINHOS

O PAÍS É O MAIOR PRODUTOR DE VINHO DO MUNDO

Anualmente, a World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits realiza um ranking dos maiores países produtores de vinhos. Em 2016, a Itália ficou em primeiro lugar como maior produtora, seguida da França e da Espanha. O solo, o clima e a rica variedade de uvas se aliam às práticas vinícolas trazidas pelos gregos há milhares de anos.

Só a Itália produz 48,8 milhões de litros de vinho. São tantas variedades de vinhos e uvas, que fica quase impossível conhecê-las completamente. Cada região do país tem sua peculiaridade na produção do vinho.

O Nordeste da Itália se destaca pela produção de vinhos brancos e é a região de Vêneto a mais próspera em termos de produção.

Já o Noroeste é famoso pelos vinhos tintos, principalmente aqueles produzidos com uvas Nebbiolo, que dão vida aos vinhos poderosos e com grande estrutura, como Barolo e Barbaresco.

A Toscana, além de ser uma região belíssima é conhecida pela produção da uva Sangiovese, que possui um sabor de cereja e ervas aromáticas. É dessa região que saem os vinhos como o Chiant e o Brunello di Montalcino.

O sul da Itália ainda é uma área nova na tradição vinícola, no entanto é nessa região que estão saindo os vinhos menos fortes e mais agradáveis.

Para quem aprecia, degustar e conhecer os vinhos italianos é como uma viagem pela terra da “mamma”.