Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


Pigmentos Naturais dos Alimentos

Os pigmentos naturais servem não apenas para colorir os alimentos, mas para promoção da saúde e do bem-estar, reduzindo o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Entre estas substâncias bioativas encontradas nos alimentos estão os carotenoides, licopeno, luteína zeaxantina, clorofilas, polifenóis, cúrcuma.

Há muito tempo ouve-se dizer que “um prato saudável é um prato colorido”, pois é sinônimo de que os mais variados nutrientes estão presentes na refeição, atualmente a ciência estuda e atribui nomes científicos às substâncias que são responsáveis pela coloração de determinados alimentos.

Refere-se a alguns dos vegetais mais presentes na alimentação e seus respectivos compostos que proporcionam a coloração típica, ou seja, os pigmentos naturais dos alimentos e as propriedades nutricionais para manter o organismo em equilíbrio.

Cenoura: Betacaroteno e saúde ocular. Além de ter sabor adocicado, é uma das hortaliças mais consumidas mundialmente em virtude de sua ampla aceitação e versatilidade. O betacaroteno é o responsável pela cor alaranjada nos alimentos e consiste em um carotenóide pró-vitamina A e o próprio organismo é capaz de convertê-lo em vitamina A.

Tomate: Licopeno aliado do coração. O tomate consiste num fruto, um dos vegetais mais utilizados na culinária e sendo rico em vitamina C. O licopeno pertence à família dos carotenóides, um dos responsáveis pela cor vermelha de diversos alimentos, e tem uma grande ação antioxidante.

Beterraba: Antocianinas e proteção celular. A beterraba, com sua coloração típica, consiste num alimento fonte de antocianinas, um flavonóide que tem como função na natureza a proteção das plantas contra a radiação ultravioleta e da qual deriva sua cor arroxeada.

A beterraba pode ser servida crua, de forma agregar mais nutrientes e cor às saladas.

Além da beterraba, outros alimentos fonte de antocianinas consistem no repolho roxo, cebola roxa, na uva e seus derivados, açaí, frutas vermelhas, como a framboesa e amora, além de ameixas.

Pollyana Rigueiro Messa

CRN 5084