Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


Painço: Você o conhece?

O painço é um alimento bem conhecido pelos vegetarianos no mundo todo, mas ainda pouco explorado na culinária brasileira.

Trata-se de um grão riquíssimo em fibras que ajuda na absorção da glicose pelo organismo, vantagem aos diabéticos.Proporciona ao organismo, maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento.

Não contém glúten, alternativa para celíacos ou para quem segue uma alimentação livre de glúten. Contém uma série de nutrientes incluindo cobre, manganês, magnésio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, que trazem diversos benefícios para a saúde.

Entre alguns benefícios do painço para a saúde podemos citar que ele protege a saúde do coração, desintoxica o corpo e reduz o risco de câncer, melhora a saúde respiratória, aperfeiçoa o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia, melhora a saúde muscular e protege contra a diabetes.

A presença de magnésio, por exemplo, auxilia no equilíbrio hormonal, revigora o sistema nervoso e ainda ajuda a promover a sensação de relaxamento. Uma xícara de painço contém 25% das necessidades diárias de magnésio de um adulto.

Já o teor de proteína presente no grão de painço chega a ser maior que o do feijão, o que torna esse grão uma boa opção para os vegetarianos.

O painço ainda é rico em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar, que causa a sensação de tranquilidade, relaxamento e saciedade.

O grão também é bastante usado em dietas macrobióticas, por causa de suas propriedades alcalinizantes. Isso quer dizer que é capaz de diminuir a acidez do sangue e atuar na prevenção de doenças.

Ele pode ser preparado de diversas formas e facilmente incorporado ao cardápio, substituindo o arroz, por exemplo. Também pode ser incluído na preparação de mingaus, sopas, cuscuz, saladas, massas, pães e bolos. Na forma de farinha, pode ser adicionado em frutas, sucos e vitaminas.

O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras de produtos orgânicos e mercados especializados.

Andressa Tavares

CRN-8:4938