Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


Os Benefícios do Mel

O mel é uma substância doce produzida pelas abelhas a partir do néctar das flores. Além de ser um ótimo adoçante natural, é um alimento muito saudável.

Em sua composição temos o potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais que são essenciais para a saúde. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia. O sabor, aroma e cor do mel alteram de acordo com a fonte floral que a abelha coleta o néctar. Dependem também das condições geográficas, sazonais, processamento, embalagens e período de armazenamento.

O mel tem ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiota intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos.

As propriedades do mel já são reconhecidas há muito tempo. Sabe-se que ele tem o poder de proteger o organismo contra vírus, inflamações, radicais livres e até mesmo câncer. Auxilia a prevenção das doenças infecciosas, pois combate micróbios e é anti-séptico. O mel serve também como tratamento terapêutico às pessoas que sofrem de bronquite, asma, resfriado, náusea, e dor de garganta. Melhora o funcionamento intestinal, diminui os riscos de infecção urinária, e é bom para a nossa pele. Contém triptofano por isso acalma, melhora o sono e ainda ajuda a relaxar.

O mel pode ser utilizado como uma substituição ao açúcar refinado na preparação de bolos, tortas, biscoitos, entre outros doces. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, cereais, iogurtes, sucos e até mesmo na receita de carnes.

O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável.

É importante ficar atento para a procedência do mel. Opte sempre pelo produto que tem as informações do fabricante e o selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F). O S.I.F pertence ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal que tem por objetivo normatizar e autorizar a produção e comercialização de todos os alimentos de origem animal no Brasil.

Aproveite o melhor do mel com equilíbrio!

Andressa Tavares

CRN-8: 4938