Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


O que comer na primavera

E vem chegando àquela estação do ano tão agradável e aguardada por muitos: a primavera.

Cada estação do ano tem uma demanda e necessidade energética específica para o nosso organismo. E é por isso que alguns alimentos podem se encaixar perfeitamente nas suas refeições, te dando ainda mais energia e vitalidade.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, acompanhar o ritmo das estações do ano é fundamental para gerar harmonia entre o ser humano e a natureza, proporcionando maior conexão com nós mesmos.

A primavera é considerada o recomeço. As plantas voltam a brotar, crescer e florescer um verdadeiro despertar da natureza.

Nesta estação devemos cuidar do nosso fígado e vesícula biliar, que são órgãos renovadores da vida (sangue). Começa uma época do ano em que a temperatura varia e a umidade chega. É também uma fase do ano em que o organismo consegue eliminar com mais facilidade tudo que ele não precisa, por isso, é o período ideal para apostar em alimentos com poder desintoxicante.

Elas existem de diversas cores e podem ser doces, ácidas e até azedas. Algumas são conhecidas por sua suculência, outras pela quantidade de fibras ou seu alto teor calórico. Fontes de vitaminas e sais minerais, todos os tipos de frutas são altamente nutritivos.

O QUE COMER NA PRIMAVERA?

Alguns alimentos que devem estar presentes em nosso dia a dia e que auxiliam nesse processo depurativo do fígado são: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, catalonia, chicória (escarola), repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

Os brotos são alimentos cheios de vida e com todo o potencial para seu crescimento. Neste momento da primavera, é ideal usar esse potencial de vida dos brotos e germinados para reforçar nossa energia e vitalidade. Aposte no broto de feijão, alfafa, beterraba…

Essa temporada também é super propícia para o uso de chás, como de hortelã, capim-limão, cidreira, folha de laranjeira. Dente de leão, boldo ou carqueja são ótimos para desintoxicar o fígado.

Neste período é indicado o consumo de alimentos de fácil digestão, já que o tempo mais seco e quente exige mais energia do nosso organismo, que precisa ser rapidamente reposta. Para manter a alimentação mais leve, escolha sempre alimentos crus ou cozidos a vapor, grelhados ou assados.

O QUE EVITAR?

Alimentos gordurosos, frituras, açúcar, café e álcool devem ser evitados, pois sobrecarregam o fígado nesta época do ano. Evitar não significar eliminar completamente, o uso pode ser eventual, e consumido com moderação.

Aldren Antunes

CRN 3621