Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


Importância das Fibras nos Alimentos

Os alimentos ricos em fibras são principalmente as frutas, verduras, legumes, arroz integral, feijão, milho, grão-de-bico, frutas secas, farelo de trigo, aveia, gérmen de trigo, e semente de linhaça são alguns exemplos.

É importante consumir fibras diariamente porque elas melhoram a saúde, combatendo a prisão de ventre, e ainda ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a emagrecer e a combater a diabetes tipo 2. Os principais benefícios das fibras para saúde são:

1. Combater a prisão de ventre, pois aceleram o trânsito intestinal;

2. Ajudar a emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade;

3. Controlar a diabetes, pois ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue;

4. Baixar colesterol e triglicerídeos, pois reduzem a absorção de gorduras no intestino e o aumento do açúcar no sangue;

5. Manter a saúde da flora intestinal, pois servem de alimentos para as bactérias benéficas que estão presentes naturalmente no intestino.

Para alcançar todos estes benefícios é necessário consumir alimentos ricos em fibras todos os dias, e de preferência, em todas as refeições, sendo café da manhã, lanches, almoço e no jantar.

A ingestão diária de fibras deve ser entre 25 e 30g /dia para adulto saudável. Uma dica para aumentar o consumo fibras na dieta é ingerir mais alimentos crus e com casca, principalmente frutas e legumes. Deve-se também, aumentar a ingestão de água, chá sem açúcar e alimentos ricos em água como gelatina, laranja e melancia pois hidratam as fibras no intestino, facilitando a passagem das fezes.