Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


História do Bacalhau

O bacalhau é apreciado no mundo todo e sua história é muito antiga. Foram os Vikings quem descobriram uma espécie chamada de cod gadus morhua, muito encontrada nos mares que navegavam. Eles não tinham sal então secavam o peixe ao ar livre até que ficasse bem duro para consumi-lo durante a viagem.

Já o comércio do bacalhau se deve aos bascos. No ano 1000 eles já utilizavam o sal para fazer o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. A Noruega foi o principal polo de pesca e exportação desse peixe porque tinha a primeira indústria de transformação.

Mas foram os portugueses que introduziram o bacalhau na alimentação como um prato a ser mundialmente apreciado. Eles fizeram tentativas com diversos peixes para ver qual produto suportaria as longas viagens na travessia pelo Atlântico. O peixe ideal foi encontrado perto do Polo Norte. Eles foram os primeiros a pescar o bacalhau na Terra Nova (Canadá), descoberta em 1497.

Até hoje o bacalhau faz parte das principais tradições dos portugueses. No Brasil, o hábito de comer bacalhau foi aprendido com eles, já na época do descobrimento.

Durante muito tempo esse peixe era um prato barato e consumido principalmente às sextas-feiras, dias santos e festas familiares. Mas após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou e até hoje é considerado um prato nobre.