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Frutas Secas

Encontradas em pequenas embalagens nos supermercados ou a granel, as frutas secas como damasco, uva passas, ameixas, maça e tâmaras vão muito além do sabor. Elas trazem vantagens para o organismo e ainda podem ser aliadas na perda de peso quando consumidas da forma correta. Além de deliciosas, as frutas secas podem ser consumidas de formas variadas, podendo ser na forma natural ou em sobremesas, pratos salgados e saladas, e uma das suas maiores vantagens é que elas estão disponíveis o ano inteiro.

Muita gente usa as frutas secas para substituir aquele docinho quando está de dieta, mas é preciso ter cuidado. Apesar de deliciosas, as frutas secas não devem ser consumidas em excesso, já que possuem mais calorias que as frutas comuns. Isso porque elas passam por um processo industrial para eliminar a água contida nelas, o que concentra os açúcares naturais, tornando-as mais doces. Apesar disso, o processo também concentra os nutrientes e, por isso, as informações nutricionais permanecem intactas após a desidratação.

Cheias de benefícios, saborosas e, melhor ainda, são ótimas opções para lanches intermediários por serem práticas e fáceis de levar na sua bolsa, algo que ajuda a não comer besteiras na rua. Outro ponto positivo é que esses alimentos geralmente têm validade de até 06 meses, sem a necessidade de manter na geladeira.

Além de fornecerem fibras, as frutas secas se classificam entre as mais altas fontes de potássio nas dietas de todo o mundo, de acordo com Arianna Carughi, Ph.D., C.N.S., Coordenadora de Pesquisas de Saúde e Nutrição para a California Dried Fruit Coalition (Coalizão de Frutas Secas da Califórnia). As frutas secas também contêm uma série de compostos fenólicos bioativos cada vez mais importantes, bem como vitaminas e minerais específicos e exclusivos de cada fruta.

Aldren Antunes

CRN 3621