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Frutas Exóticas

As frutas exóticas são aquelas que têm sua origem diferente do local onde são comercializadas. É comum que essas frutas tenham um valor mais elevado que as demais, pois não são produzidas em alta escala.

As frutas exóticas apresentam formato, cor, aroma e sabor que chamam a atenção. Além disso, também apresentam diversos benefícios para a saúde, com nutrientes e vitaminas que contribuem com funcionamento do corpo.

Conheça algumas frutas exóticas que podem ser encontradas com facilidade nos supermercados:

- ATEMOIA: Parecida com a fruta do conde, possui polpa cremosa, adocicada e sementes pretas. É rica em vitamina A, auxiliando na saúde da pele e dos olhos. Também possui vitamina C, sendo importante para o funcionamento do sistema imunológico, além de ter ação antioxidante e auxiliar na produção de colágeno.

- PHYSALIS: Seu sabor é refrescante e possui uma leve acidez, sendo parecido com tomate. É uma fruta pequena, com casca fina e de cor alaranjada, sendo cada fruto envolvido por folhas. Seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, purificar o sangue e diminuir taxas de colesterol.

- PITAYA: Possui uma polpa gelatinosa, com sabor suave e adocicado. Sua casca é avermelhada, porém seu interior pode ser branco ou rosa. A Pitaya é rica em vitamina A e C. Auxilia na proteção da mucosa gástrica e na melhora de inflamações, além de poder laxativo.

- GRAVIOLA: A fruta possui um formato oval, com a casca na cor verde-escuro. A parte interna é formada por uma polpa branca com o sabor levemente adocicado e um pouco ácido, sendo utilizada na preparação de vitaminas e sobremesas.

- CUPUAÇU: É uma fruta de sabor exótico, possui uma polpa branca cremosa, utilizada, em geral, mais na preparação de sucos, sorvetes, geleias e tortas do que consumida em sua forma natural embora esta também seja uma opção.

- CACAU: É uma fruta maravilhosa, possui uma polpa adocicada e de coloração bem clarinha, sendo a casca amarela ou roxa. As sementes do fruto são também chamadas de amêndoas, sendo muito ricas em antioxidantes, combatendo os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e prevenindo doenças. Na polpa encontra-se fibras, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.

- PERA ASÍATICA: A Pera Asiática difere da pera nacional, ela é mais arredondada, tem uma cor diferente e uma polpa mais firme com sabor muito mais gostoso. Contém poucas calorias, rica em potássio, sódio, enxofre e silício, sendo excelente fonte de cálcio. Além de nutritiva, é rica em água e muito refrescante e podendo ser consumida in natura ou processada na preparação de sucos ou doces.


Pollyana Rigueiro Messa

CRN 5084