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Final de ano sem culpa: Dicas para não afundar a dieta no Natal

Manter a dieta durante as festas de fim de ano e evitar as calorias extras parece impossível. Mas, se você se prevenir, pode comer bem sem preocupação com a balança! Não deixe que as comemorações comprometam sua boa forma. Para isso, aposte na alimentação saudável também durante o Natal.

Épocas de muitas confraternizações exigem muita disciplina e foco. Para não afundar a dieta, seguem algumas dicas para festejar sem culpa:

1. No Natal existem muitos doces, mas quais os seus preferidos? Neste Natal, quando se deparar com uma mesa cheia de doces ou sobremesas, escolha um ou dois doces em vez de provar todos os doces disponíveis!

2. Resista à fase de preparação de doces de Natal! Quem não gosta de provar um pouco dos doces que confecciona? Contorne essa gula, não cozinhando de estômago vazio.

3. Seja o responsável, por colocar na mesa de Natal algo saudável! Faça um prato específico, opte por elaborar algo nutritivo, leve e saboroso.

4. Evite preparar quantidades exageradas de comida para a ceia de Natal. Ao preparar quantidades excessivas de alimentos, ficará com sobras, acabando por prolongar a ementa do Natal pelos dias seguintes.

5. O segredo é o equilíbrio. Se você fizer uma alimentação mais leve, com mais hortaliças e frutas o durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação, porém sem exageros.

5. Evite chegar ao momento da ceia com fome! Opte por comer um iogurte ou uma fruta antes da refeição, de forma a sentir-se mais saciado e assim não cair em tentações.

6. Modere o consumo de bebidas alcoólicas! Prefira coquetéis sem álcool feitos com frutas, água gaseificada e ervas como hortelã e manjericão.

7. Não se esqueça de beber água! Uma correta hidratação é sempre fundamental!

8. Nas sobremesas, a prioridade são sempre das frutas. Figos, pêssegos, uvas, entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva e saudável.

9. Se os pratos estiverem irresistíveis e você sentir vontade de repetir, outra dica: circule bastante, converse com as pessoas e relaxe. Assim, a mesa deixa de ser seu foco principal.

10. O segredo nas ceias de Natal não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas para não ter grande oferta de calorias extras. Sentiu que comeu muito na festa? Não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado. A alimentação equilibrada não se resume a uma refeição, é necessário que faça escolhas mais saudáveis nas próximas vezes.

Hábitos são conquistados ao longo de muita prática e persistência, então concentre nos objetivos e nas vitórias já conquistadas.

Feliz natal e um ano novo repleto de saúde!

Andressa Tavares

CRN 4938