Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


Dia Mundial da Alimentação: do combate à fome ao comer saudável

O Dia da Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países no mundo, desde 1981. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1979, a data foi criada para validar a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), fundada em 1945. Seu principal objetivo é elevar os níveis de nutrição mundiais.

No Brasil, uma alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, sendo assegurada pela Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, art. 2º.

A cada ano um tema é escolhido e, a partir dele, diversas atividades vão sendo realizadas ao redor do mundo. Este ano o lema da campanha é “Nossas ações são nosso futuro. Um mundo #FomeZero para 2030 é possível”, e se inspira no princípio da FAO segundo o qual todas as instituições e pessoas desempenham um papel na meta de conseguir erradicar a fome, para a qual devem trabalhar juntas.

O Dia Mundial da Alimentação vem como um mecanismo de sustentabilidade e conscientização trazendo temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entendido assim, por uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.

Fonte: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário