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Como Comer com Equilíbrio nas Festas de Fim de Ano?

Fim de ano é sinônimo de festas, comemorações e comilanças, né? Normalmente as comidinhas dessas ocasiões são extremamente calóricas, ricas em gordura e acompanhada de bons drinks. Veja abaixo algumas dicas de como se comportar diante de tantas delícias e assim manter um corpo saudável e em equilíbrio.

- Faça primeiramente o planejamento de seu cardápio, escolha preparações leves e saudáveis, em seguida faça uma lista de compras. Com esta atitude, você não sairá pegando tudo o que encontrar no supermercado;

- Na véspera de Natal e no Réveillon durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos, legumes, frutas variadas e beba bastante água;

- Não chegue com fome na festa. Antes faça um lanche saudável utilizando frutas e cereais integrais. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos;

- Faça escolhas inteligentes, não vá enchendo o prato sem pensar! Selecione melhor e prove pequenas quantidades. Mastigue bem os alimentos, vá degustando sem ansiedade;

- Combine pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas, pois promovem a sensação de saciedade. Já observaram como raramente tem esses itens na ceia? Que tal você se candidatar a levar uma bela salada incrementada com nuts?

- Dê preferência às preparações assadas, refogadas, grelhadas. Evite as frituras;

- Coma devagar até perceber o quanto é suficiente para você;

- Para as sobremesas abuse nas frutas. Utilize as frutas da época, pois são de baixo custo e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera, uva e pêssego;

- Para beber prefira sucos naturais e beba muita água. As águas saborizadas são uma ótima opção, sem falar que a mesa ficará linda;

- Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. O vinho e o champagne são ótimas pedidas, o champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades saudáveis em sua composição. Mas o conselho de sempre, maneire nas quantidades;

- Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias, se não for possível ir á academia, faça caminhadas, ajude os seus familiares nos preparativos para as festas, enfim mexa-se;

- Tire o foco da comida. O mais importante é rever as pessoas, conversar, rir. Não pense só em comer! Pense em confraternizar!


Tenha um excelente natal e um ano novo repleto de realizações. Acima de tudo, divirta-se!


Andressa Tavares

CRN-8: 4938