Novidades

Fique ligado com as novidades que acontece no Beal.


Ceia de Ano Novo

A Ceia de Ano Novo não é como a de Natal, que é mais familiar e tem cunho religioso. Na virada do ano, as pessoas viajam, passam com amigos e muitas vezes na praia. Tem uma simbologia de sorte, saúde, prosperidade, desejos para o novo ano.

Os convidados bebem mais e comem até o amanhecer. Precisamos lembrar que tudo estará fechado, não tem pra onde correr. Temos que calcular com fartura, alimentos e bebidas. Vivemos num país tropical. Muito importante que o anfitrião aproveite a festa sem ter que ficar trabalhando. Dito tudo isso, seguem algumas Dicas para Ceia de Ano Novo.

Quantidade de comida

Normalmente penso na quantidade de comida com esse raciocínio: Quanto você come quando vai num restaurante por quilo e o que você coloca no prato?

Um homem come em média 600g e uma mulher 400g. Acontece que a ceia de ano novo é longa e você não tem pra onde correr. O ideal seria dobrar essa quantidade. Pra simplificar, 1 kg de alimento por pessoa. Travessas de comida ainda precisam estar apresentáveis quando terminar a ceia, não totalmente vazias. E a comida não será desperdiçada, dá pra reciclar tudo no almoço do dia seguinte. Estamos num país tropical, o dia é sempre quente. Logo, precisamos de pratos frescos e leves. É uma data para curtir, então os pratos também tem de ser fáceis de servir.

Salada de grãos, salada de feijão branco com embutidos artesanais, salada de folhas variadas, salada de lentilhas (fartura) com bacalhau ou opção vegetariana e vegana lentilhas com toque de canela, cebola, azeite e salsinha, salada de figos (boa época), com castanhas e queijo brie. Tortas com vegetais e queijos, quiche de queijos com funghi, batatas assadas com ervas, massa é sempre bem-vinda, pode ser recheada com queijo e levar molho de tomate fresco, que todo mundo gosta ou então mais elaborada com recheio de funghi ou brie. Pratos com alcachofra também são uma ótima opção, nada de aves (má sorte – porque elas ciscam pra trás), rosbife ou filé mignon são práticos de servir, carne de porco – copa lombo marinada com vinho branco e temperos – assados lentamente servidos com geleia de laranja, peixe de festa – bacalhau – lombo confitado no azeite ou outro peixe assado de sua preferência. Pratos com frutos do mar – saladas, couscous, etc.

Sobremesa

Sorvete artesanal com calda de chocolate, torta ou cheesecake de frutas, romã (sorte e fartura) – usar o xarope de romã para regar queijo de cabra e servir com sementes de romã. Frutas diversas, coloridas e em boa quantidade, decoram e são ótima opção para refrescar – uvas, pêssegos, ameixas, cerejas, figos, etc.


Aldren Antunes

CRN 3621