Novidades

Fique ligado com as novidades que acontece no Beal.


Café da Manhã: Por que Ele é Tão Importante Para a Saúde?

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã é importante, pois é a primeira refeição que o nosso organismo tem acesso depois de horas de jejum.

As reservas de energia estão baixas ao acordarmos, pois mesmo em repouso o nosso corpo continua gastando energia para manter nossas funções vitais (atividade cerebral, respiração, circulação sanguínea, além da regulação hormonal, por exemplo).

Realizar o café da manhã diminui a fome nas refeições seguintes, fato que reduz o risco de comer excessivamente ao longo do dia.

QUAIS AS DESVANTAGENS DE NÃO TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ?

Começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar energia, resultando em uma queda do gasto calórico, ficando mais difícil perder peso e manter-se disposto.

O hábito de tomar café acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias.

No entanto, mais prejudicial do que este fato, ficar em jejum por muito tempo significa privar o organismo de obter energia, o que pode causar sintomas como: mau humor, tonturas, dor de cabeça, mal estar, tremores, dor de estômago, devido à hipoglicemia.

COMO FAZER UM CAFÉ DA MANHÃ COMPLETO E SAUDÁVEL?

Um café da manhã saudável deve apresentar alimentos dos três grupos alimentares fundamentais: carboidrato (cereais, frutas, pães ou tapioca), proteína (ovo ou laticínios, por exemplo) e fibras (sementes e alimentos integrais). Desta maneira, ele fica equilibrado e nos proporciona energia, fibras e aminoácidos, nutrientes fundamentais para mantermos todas as nossas atividades diárias funcionando de maneira adequada.

PODEMOS COMER CARBOIDRATOS PELA MANHÃ?

Devemos! Como a glicose está no nível basal, necessitamos de alimentos, principalmente do grupo do carboidrato para disponibilizar açúcar, que é a energia que o organismo precisa para funcionar de maneira adequada e ter um bom rendimento ao longo do dia.

Vale lembrar que o tipo de café da manhã, assim como a alimentação como um todo, deve ser individualizada e orientada por uma nutricionista de acordo com as suas atividades e suas necessidades!


Andressa Tavares

CRN-8: 4938.