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Amendoim e seus benefícios

O amendoim uma preferência nacional, é a semente de uma leguminosa. No entanto, é frequentemente incluída no grupo das oleaginosas como as nozes, castanhas e amêndoas, por apresentar composição nutricional semelhante a essas.

O amendoim pode ser consumido de várias formas e vêm ganhando espaço no mercado na forma de pasta ou manteiga de amendoim. Como petisco pode ser consumido torrado e salgado ou sem sal. Podem ser adicionados a saladas, sobremesas, bolos, salgadas e bebidas. Alimento típico que está presente nas festas juninas, como o cri-cri, pé de moleque, paçoca. Além de saboroso, o amendoim possui ainda uma composição nutricional bastante rica.

O amendoim é rico principalmente por gorduras, porém, aquelas consideradas benéficas à nossa saúde. As principais gorduras presentes neste grão são o ômega 9 (ácido oleico) e o ômega 6 (ácido linoleico).Com relação as proteínas, podemos citar as albuminas e globulinas, tornando o amendoim um alimento rico em aminoácidos essenciais (fenilalanina e histidina) e condicionalmente essenciais (arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico).

Dentre as vitaminas e minerais presentes nesse grão podemos citar a vitamina E, as vitaminas do complexo B, folato, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio. Além disso, o amendoim possui também compostos bioativos com propriedades antioxidantes como os esteróis, o α-tocoferol e os fitoquímicos como os polifenóis, as isoflavonas e os flavonoides.

Benefícios do amendoim

Devido ao seu alto valor nutricional, o amendoim pode ser um grande aliado da nossa saúde, promovendo diversos benefícios, dentre os benefícios do amendoim podemos citar:

  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Diminuição da fadiga;
  • Ação antioxidante;
  • Aumento da saciedade;
  • Auxílio no controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue) e do colesterol;
  • Auxílio na redução da pressão arterial;
  • Prevenção de tumores;
  • Melhora do humor;
  • Combate o enfraquecimento de cabelos e unhas;
  • Contribui no processo de cicatrização;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Alivia o estresse;
  • Fortalecimento dos ossos e músculos;

Muitas pessoas deixam de consumir o amendoim por acreditar que ele promove o ganho de peso devido ao alto valor calórico. No entanto, um estudo que avaliou a qualidade da dieta de pessoas (homens, mulheres e crianças) que consumiam amendoim ou produtos derivados do grão, foi observado que apesar de uma maior ingestão calórica, o consumo de amendoim não foi relacionado ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e ainda teve impacto positivo na qualidade nutricional da dieta, pois foi relacionado a uma melhora na ingestão de gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), proteína, fibras, vitaminas e minerais. Porém, vale lembrar que seu consumo deve ser moderado e estar aliado a uma dieta equilibrada.

A alergia ao amendoim possui alta prevalência, porém, ainda não se sabe ao certo os fatores que levam ao desenvolvimento desse tipo de alergia. A pré-disposição genética e a exposição precoce (antes dos 6 meses de vida) de amendoim na alimentação pode ser uma das causas.

Aldren Antunes

CRN 3621