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Alimentos Vermelhos e Seus Benefícios

As cores dos alimentos revelam a predominância de determinados nutrientes que podem ser ótimos para a nossa saúde e até previnem doenças. Por isso, quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes e benefícios para a saúde ele trará. Dessa forma, é importante que o seu prato tenha muitas cores em todas as refeições.

O grupo de alimentos vermelhos é rico em licopeno, uma substância antioxidante que confere a cor avermelhada aos alimentos. Quando absorvido pelo organismo, o licopeno combate os radicais livres. Ele também protege o coração e, por combater os radicais, reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

Além disso, os carotenóides, presentes nos alimentos vermelhos, pertencem à família da vitamina A, previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico. Outras vitaminas que os alimentos vermelhos possuem são as C e as do complexo B, além de sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio.

Melancia, cereja, framboesa, morango, amora, uvas vermelhas, tomate, pimentão vermelho, entre outros, estão no grupo dos ótimos alimentos de coloração avermelhada. Ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba.

Também são frutas ricas em fibras que auxiliam o funcionamento do intestino, na redução do colesterol prejudicial à saúde e fortalecem o sistema de defesa. Algumas frutas apresentam boa concentração de água, tendo efeito diurético, como a melancia, que é muito apreciada no calor.

Se possível, consumir a fruta in natura ou, se preferir, há outras maneiras de aproveitar seus nutrientes, como sucos, desde que natural e consumidos logo após o preparo.

Aldren Antunes

CRN 3621