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ALIMENTOS FUNCIONAIS

Alimentos funcionais além de ter a propriedade de nutrir o organismo, estão relacionados aos efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções do organismo. Isso significa que estes alimentos contêm ingredientes que auxiliam em funções específicas do corpo, sendo na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, proteção das células contra os radicais livres, funcionamento do intestino, redução da absorção do colesterol, equilíbrio da flora intestinal, entre outros, além de serem nutritivos e trazendo efeitos benéficos à saúde, desde que seu consumo esteja associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Manter um cardápio especial e individualizado pode ser facilitado através desses alimentos, pois além dos diversos benefícios à saúde e estilo de vida, podem ser bem elaborados para deliciosas refeições e alcançar as necessidades de cada pessoa. É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior consumo de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos se encontram nesses alimentos.

Alimentos funcionais para sua dieta podem ser compostos por aveia, linhaça, sementes de chia, nozes, chá verde, soja, tomate, açaí, peixes (sardinha, anchova, arenque, atum, salmão) uvas, vinho tinto, maçã, goiaba, melancia, kiwi, Iogurte, kefir, pimenta, alho, cebola, gengibre, Goji Berry, centeio, frutas com casca, milho, feijão, Farelo de cereais, maracujá, amêndoas com pele entre outros.


Pollyana Rigueiro Messa

CRN 5084