Novidades

Fique ligado nas novidades que acontecem no Beal.


Alimentos Adstringentes

Nome adstringente é utilizado para se referir a um alimento. Afinal, sua maior característica é justamente "limpar" o organismo. Por isso, alimentos adstringentes são consideradas detox. Esses alimentos trazem vários benefícios à saúde do organismo:

 Acalmam as mentes irritadas ou nervosas, clareiam os sentidos e as emoções e removem a letargia, sensação de sono profundo. São considerados alimentos adstringentes: feijões, lentilhas, maçã, pêra, laranja, caqui, limão, soja, banana verde, repolho, brócolis, couve-flor, batatas, quinoa e frango, alguns temperos como açafrão, coentro, orégano e louro entre outros.

 Evita problemas relacionados a voz e garganta. Atuam diretamente na boca e na faringe, deixando a laringe, que é onde ficam as cordas vocais, livre de qualquer obstáculo, como a própria saliva. Por isso essa comida costuma ser indicada a pessoas que trabalham utilizando muito a voz, como professores, palestrantes e atores.

 Auxilia no controle da diarreia, repondo os eletrólitos perdidos. Além disso, esses alimentos também possuem fibras, seja em maior ou menor quantidade, o que ajuda a regular o sistema digestório.

O maior exemplo de alimento adstringente é a maçã. Não é à toa que essa é uma fruta muito conhecida por ajudar pessoas que estão com problemas na voz. Também faz parte dessa lista o gengibre, que é conhecido pelos seus poderes medicinais. Por fim temos a cenoura, que traz diversos benefícios para a saúde. Ela, inclusive, é a mais indicada para casos de diarreia, enquanto o gengibre é pouco recomendado para esse tipo de problema.


Pollyana Rigueiro Messa

CRN 5084