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Alfarroba x Cacau

Você conhece a alfarroba? Trata-se de um fruto oriundo do Mediterrâneo, de cor marrom-escura e sabor adocicado. Além disso, tem alto poder nutritivo e é usado como substituto ao cacau, pela semelhança de sabor na preparação de receitas.

Mas, afinal, quais são as diferenças entre eles? Tanto o cacau quanto a alfarroba são benéficos à saúde, mas a composição nutricional dos dois é bem distinta. O cacau tem alto teor de antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares e auxiliam no combate aos radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento precoce. Também contém triptofano, um precursor do hormônio da serotonina – o hormônio do bem-estar. Já a alfarroba é rica em vitamina A (que protege a pele e a visão), vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e magnésio, indicados para a saúde muscular.

Apesar da combinação nutricional distinta, o valor energético deles é muito similar. Quanto ao sabor, no entanto, o cacau é mais amargo e precisa de uma maior quantidade de açúcar para que seu gosto fique mais agradável ao paladar. A alfarroba, por sua vez, já é naturalmente adocicada, além de ter um índice de gorduras muito mais baixo. Ou seja, é aliada perfeita de uma dieta saudável, para quem não renuncia ao sabor de um docinho.

Conheça as principais diferenças:

- Teor alergênico: por não conter teobromina nem cafeína, próprios do cacau, a alfarroba é indicada para quem é alérgico ou tem propensão a desenvolver reações alérgicas ou enxaqueca derivada do consumo de cafeína.

- Percentual de gordura: O cacau possui até 23% de gordura, já a alfarroba, apenas 0,7%, o que faz dela uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento. E para quem preferir o cacau, a sugestão é sempre consumir os que são mais amargos.

- Índice glicêmico: Dado o alto teor de fibras, o índice glicêmico da alfarroba a faz desempenhar um papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue e, por isso, ela é indicada para quem sofre de diabetes.

O cacau e a alfarroba podem ser consumidos em diversas preparações, como tortas, bolos, sobremesas ou em forma de chocolate, mas o que vale para manter uma alimentação saudável e equilibrada é fazer o seu uso com moderação.


Andressa Tavares

CRN-8:4938