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A importância dos Frutos Secos na alimentação

Vários estudos ao longo dos últimos tempos tem revelado que os frutos secos são importantes aliados da saúde. Eles contribuem para a diminuição do colesterol, reduzem os riscos de doenças cardiovasculares e, associados a peixes e legumes, ajudam a prevenir a doença de Alzheimer. Os frutos secos, como nozes, castanhas, amêndoas, nozes de macadâmia, avelãs e outros, também melhoram os índices de colesterol, devido ao potencial que eles têm para diminuir os riscos de doenças cardíacas do tipo coronariana, além de auxiliar no controle da pressão sanguínea, prevenir a diabetes tipo 2 e diminuir o apetite..

Podemos atribuir a eficácia destes alimentos aos diferentes níveis de nutrientes apresentados, sendo ricos em nutrientes como vitamina E (poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e os impede de atacar as células saudáveis), Ômega 3 e Folatos, mas pobres em gorduras saturadas, sendo mais saudáveis para o ser humano.

Desde que não exagerados na quantidade, os frutos secos são altamente nutritivos. A densa qualidade de nutrientes presentes, como vitaminas, proteínas e minerais, trazem benefícios para a saúde e caem bem na refeição, não só como petiscos, mas também adicionados ao prato principal. Os especialistas recomendam não comer mais de uma porção de frutos secos por dia, mais ou menos cerca de 30 g de qualquer variedade. E, como é óbvio, refiro-me aos frutos secos naturais e não aos que são fritos, ou salgados ou adoçados, ou que contenham coberturas de açúcar ou chocolate.

Andressa Tavares

CRN 4938