Novidades

Fique ligado com as novidades que acontece no Beal.


A carne seca existe desde a pré-história e é muito apreciada na culinária mundial

A carne seca surgiu porque nos tempos antigos não existiam métodos de conservação dos produtos. Para conservar a carne era usado muito sal e a carne, de diversas espécies de animais, era colocada para curar. O importante era o tempo de secagem.

Segundo historiadores, a primeira salga em uma carne foi há 10 mil anos antes de cristo, quando as pessoas enterravam o alimento na praia, onde a água do mar passava e curava.

No Brasil, a carne seca também é chamada de carne do ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, carne de sol, sambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação. São muito consumidas em receitas de norte a sul do Brasil, mas principalmente do Nordeste.

Alguns pontos são essenciais na produção da carne seca, entre eles, a quantidade de sal e o tempo de secagem. A baixa umidade do ar é indispensável para a obtenção de uma boa carne seca, e esse é um dos motivos para o sertão nordestino ser um grande produtor desse tipo de carne.

Essa carne tem uma grande importância história e cultural no Brasil. Além disso, muitos pratos sofisticados inventados por chefs de renome levam o ingrediente na receita.

Aqui ela é basicamente feita com carne de boi.